Saúde Bucal
Doenças Bucais
Tira-Dúvidas
Prevenção
Especialidades
Dicas e Curiosidades
Campanha de Prevenção
Cadastro
Contato
  
Dicas

1) O consumo médio de açúcar estimado no Brasil é de 132gr pessoa/dia. Consumo alto visto que países como os EUA e Portugal apresentam um consumo médio de 87 e 84 pessoa/dia, respectivamente.

2) A higiene bucal deve ter inicio na vida da criança mesmo antes dos primeiros dentes apontarem na cavidade bucal, isto porque o leite possui um potencial cariogênico, devido a presença de lactose, o açúcar do leite, que se encontra em maior quantidade no leite materno(7gr/100ml aud no bovino 4gr/100ml).

3) Existem alimentos que são considerados não cariogênicos, ou seja, não provocam cárie. São as proteínas e gorduras(ovos, peixes e carnes) e os vegetais e as frutas. Tais alimentos são importantes principalmente para as crianças, porque formam dentes permanentes bem calcificados, fortes e resistentes a carie

4) Para evitar a cárie e a formação de tártaro, você nunca deve deixar de escovar os dentes por mais de 2 horas após as refeições. Após este período, inicia-se a formação de tártaro, que só é retirado pelo dentista.

5) A Placa bacteriana também se acumula na língua. Por isso, escove sempre a língua ao final da escovação dos dentes.

6) Após cada mamada, limpe a gengiva do bebê com uma fralda umidecida em água filtrada. Este procedimento evita a cárie dos primeiros dentinhos e já acostuma a criança com a prevenção.

7) Evite a chamada cárie de mamadeira. Nunca coloque açúcar ou mel na mamadeira e/ou chupeta da criança.

8) É fundamental cuidar bem da primeira dentição, pois a falta de cuidados com os "dentes de leite" podem comprometer a formação dos dentes permanentes.

9) Para garantir um bom resultado da sua escovação, troque sua escova a cada 2 meses ou até mesmo antes, se as cerdas estiverem deformadas.

10) Use sempre creme dental fluoretado e consulte seu dentista para aplicações tópicas de flúor.

11) A aplicação de selante é recomendada para crianças e adolescentes. Consulte seu dentista.

12) Os bebês devem passar por uma consulta odontológica no primeiro mês de vida.

13) As escovas de dente devem ser macias, de cerdas arredondadas e cabeça pequena.


Você Sabia?

1)AUSTRIA REALIZA PRIMEIRO TRANSPLANTE DE LÍNGUA-

O anúncio da realização do primeiro transplante de língua do mundo foi feito , recentemente, por uma equipe médica de cirurgiões austríacos. 
Até agora, cirurgias do tipo só haviam sido realizadas em animais. 
o arriscado transplante promete ajudar vítimas de acidentes 
e pacientes com câncer e não perderem a fala.
O primeiro paciente, um homem de 42 anos, teve a língua amputada, 
resultado de um tumor maligno na boca e na mandíbula. 
A cirurgia realizada no Hospital Geral de Viena durou cerca de 14 hora.
Segundo os cirurgiões, a decisão do transplante foi tomada pelo próprio paciente, mesmo após saber que o procedimento era arriscado e experimental. 
O estado de saúde do paciente é estável e, para os médicos, 
ainda não é possível dizer se o homen voltará a falar.

Fonte: Folha Universal página 3A Opinião 17/08/2003.


2) Os pais devem procurar dar as crianças alimentos duros que precisem ser bem mastigados, como frutas e legumes crus. Esses alimentos são chamados de "detergentes", pois possibilitam uma auto-limpeza removendo restos de alimentos grudados nos dentes. Ex: desses alimentos são a maçã, pêra, pêssego, cenoura e frutos carnosos. A mastigação desses alimentos também ajuda a desenvolver os maxilares e massagear a gengiva.

3) Ao adquirir uma escova de dente, lembre-se de uma dica fundamental: ela deve ser sempre macia, seja para uso de criança ou adulto.

4) A escova de cerda média ou dura geralmente maltrata a gengiva, fazendo com que ela va-se retraindo e expondo a raiz do dente, o que causa dor.

5) O primeiro ato do bebê ao nascer é respirar, e esta respiração ocorre pelo nariz. Se por algum motivo o bebê passar a respirar rotineiramente pela boca, o correto desenvolvimento do palato(céu da boca) e arcadas dentárias poderá ficar comprometido, ocasionando mais tarde má oclusão dentária. Por outro lado, o bebê fica mais predisposto à doenças como rinites, bronquites, etc. Alguns cuidados:

6) Uma gengivite aparentemente simples consegue aumentar em até 7 vezes a chances de uma mãe ganhar um bebê prematuro.

7) Se você ronca, saiba que sua pressão arterial sobe "a noite e pode não se normalizar durante o dia"

8) Que a digestão se inicia na boca.

9) Que pesquisas feitas com os povos indígenas da Amazônia, que pouco contato tiveram com o povo branco, observou-se que os bebês são amamentados exclusivamente no seio até a erupção dos primeiros dentes. Depois disso, é introduzida na dieta carne de caça, farinha de mandioca, frutos silvestres e alimentos secos, duros e fibrosos. Analisando as arcadas dentárias dos mais velhos, verifica-se perfeita oclusão com a presença de todos os dentes.

10) Que a boca forma uma caixa acústica para que o som - a fala - possa ser emitido e em conjunção com a língua, dentes e lábios dão os diferentes sons característicos de cada palavra. Pessoas com ausência de dentes anteriores ou completamente desdentados tem dificuldades em pronunciar determinadas palavras como por exemplo "T" ou "D".

11) Que as papilas gustativas começam a se desenvolver apenas à partir dos 4 anos de idade.

12) Que as escovas elétricas vibram 30.000 vezes por minuto, destruindo as placas bacterianas pela vibração, complementando a escovação manual, as escovas mecânicas estão indicadas aos portadores de deficiências motoras.

Dentista Virtual é um serviço Uniodonto® Campinas