Quando trocar as próteses totais

Saber o momento certo de “passar a bola” para outra prótese é ganhar em saúde bucal.

A pessoa que faz uso de uma prótese total (dentadura) deve estar atenta a qualquer alteração em sua boca, identificando o momento certo de efetuar a sua troca, com o passar dos anos, todos os indivíduos sofrem uma perda óssea, que interfere diretamente em sua mastigação e na própria estética.

Pôr isso observe alguns sintomas que indicam a necessidade de adaptação da prótese:

Dores na nuca: ocasionadas pela tensão dos músculos durante a mastigação.

Dores no ouvido: provocadas pela mudança de articulação entre a base da cabeça e o osso maxilar inferior.

Queilite Angular 1 rachadura no canto dos lábios: ocorre quando a distância entre o maxilar superior e maxilar inferior é reduzida.

Outro dado importante: se a sua prótese total estiver desgastada, ou quebrada, os cuidados com a higiene devem ser redobrados, porque essas condições facilitam a retenção de bactérias, causando mau hálito e até infecções microbiana, como a candidíase (sapinho). Em estágios mais avançados, quando a prótese está machucando a gengiva, os problemas podem assumir contornos mais sérios, provacando até mesmo o câncer bucal.

Mesmo tendo perdido os dentes, ainda restam a gengiva, os músculos e outras estruturas que se relacionam com sua boca e que exigem medidas de cuidado. Portanto, a prevenção ainda é essencial para manter a sua qualidade de vida.

Use prótese bem adaptada, sua boca agradecerá!

Fonte: http://www.dataplacenet.com.br/freesite/sitta/dicas11.htm